Este blogue foi criado pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Escola Básica 2,3 D. Pedro IV com o objectivo de assinalar o Primeiro Centenário da Implantação da República em Portugal. Atendendo à importância deste momento histórico, que originou uma viragem na História do nosso país, pretendemos, com a colaboração de todos os alunos, professores e Associação de Pais, contribuir, tal como consta no site oficial – CENTENÁRIO DA REPÚBLICA 1910-2010 – para “aprofundar os valores e o ideário republicanos, em especial no que diz respeito à participação social e política e à promoção do progresso social, económico e cultural de Portugal.”

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Proposta de Guerra Junqueiro para bandeira nacional


Bandeira proposta em Outubro de 1910 por Guerra Junqueiro.
"A bandeira nacional é a identidade duma raça, a alma dum povo, traduzida em cor. O branco simboliza inocência, cândura unânime, pureza virgem. No azul há céu e mar, imensidade, bondade infinita, alegria simples. O fundo da alma portuguesa, visto com os olhos, é azul e branco."
Guerra Junqueiro, Barca de Alva, 13 de Outubro de 1910
(Apud Raul Brandão, Memórias II, p. 88)
in: João Medina (direcção de), História Contemporânea de Portugal, Primeira República I, p. 75, Amigos do Livro, Editores, Lisboa, 1985

Sem comentários:

Enviar um comentário