Este blogue foi criado pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Escola Básica 2,3 D. Pedro IV com o objectivo de assinalar o Primeiro Centenário da Implantação da República em Portugal. Atendendo à importância deste momento histórico, que originou uma viragem na História do nosso país, pretendemos, com a colaboração de todos os alunos, professores e Associação de Pais, contribuir, tal como consta no site oficial – CENTENÁRIO DA REPÚBLICA 1910-2010 – para “aprofundar os valores e o ideário republicanos, em especial no que diz respeito à participação social e política e à promoção do progresso social, económico e cultural de Portugal.”

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Os ideais republicanos: recusa de pensão...


O documento do mês de Fevereiro naTorre do Tombo mostra um texto datado de 6 de Agosto de 1911, pelo qual um conjunto de tenentes da Guarda Nacional Republicana homenageia o cidadão Artur Celestino Sangreman Henriques.


Esta homenagem surge na sequência da recusa da pensão atribuída pela Assembleia Constituinte pela participação nos acontecimentos que levaram à implantação da República no cinco de Outubro e que o promoviam de sargento a oficial.


Alegou, para a recusa, que os benefícios para a pátria e a honrosa promoção já se constituiam numa proveitosa recompensa.

Consultar em Arquivo Nacional da Torre do Tombo, documento do mês,ideais republicanos




Sem comentários:

Enviar um comentário